Manarí Fodmap Friendly
Sobre
Tem o objetivo de transformar o dia a dia de pessoas com dificuldades alimentares, promovendo através de suas receitas baixas em FODMAP (alimentos que fermentam pouco e geram baixa inflamação no organismo) a liberdade e o prazer tão desejados.
Projeto
Naming + Identidade Visual Emocional
Local
Nova Lima | MG

Naming
Significado: Alimento que flui, que não causa dano.
Manarí vem do tupi-guarani, que quer dizer riacho ou água da chuva.
O significado da palavra está diretamente relacionado ao sentimento ou sensação de fluidez que a água de um riacho ou da chuva promovem.
Conectando-se ao universo da alimentação, o conceito se transforma na ideia de alimentação que flui, que não causa dano. Ideia totalmente alinhada ao propósito e essência da empresa.
Além disso, também faz referência ao Maná – alimento considerado como “cereal do céu”, “pão do céu” e “pão dos poderosos”.
Linguagem Visual
Depois de nossos estudos, compreendemos que o acorde cromático deveria ser um dos principais recursos para comunicar a essência da Marca e Identidade Visual, visto que as cores têm profundo efeito de conexão emocional, memorização e são capazes de influenciar a tomada de decisões.
Sua gama possui tons equilibradamente alegres (por causa da equalização de sua saturação), junto com tons um pouco mais neutros, porém com sua personalidade mantida.
Nosso principal intuito é deixar claro que a dieta baixa em FODMAP não precisa ter uma sensação de privação de sabor.
Dessa forma, com a união das tonalidades, criamos referência ao conceito de comfort food com uma característica bastante sinestésica – que tem a intenção de produzir, mesmo que de forma inconsciente, a experiência do sabor umami.
Certos alimentos são conhecidos por serem ricos em fator umami e, felizmente, muitos deles são aprovados pelo FODMAP baixo.
Umami significa “essência da delícia” em japonês, frequentemente descrito como a delícia carnuda e saborosa que aprofunda o sabor. É inerente e universalmente apreciado, definido como quinto gosto, juntamente com o doce, o azedo, o amargo e o salgado. Possibilita a produção de um dos neurotransmissores excitatórios mais abundantes em nossos cérebros.
Por isso, sua combinação de cores é “palatável”, ou seja, faz relação direta com comidas e ingredientes agradáveis ao paladar da maioria das pessoas e causa uma sensação que mistura o cítrico e o doce, mas principalmente o sabor umami - já que lembra a experiência de provar algo "aveludado", com cremosidade e suavidade, trazendo complexidade, afastando-se de estímulos exagerados.
Como resultado, cria-se uma personalidade carismática e próxima e, em seu conjunto comunica harmonia, liberdade, conforto, leveza, versatilidade e principalmente conexão emocional.





















